Olá, girls. Venho aqui relatar algo que aconteceu comigo, que está acontecendo na realidade, e eu gostaria de alertá-las para que isso não aconteça com vocês.
Então, há pouco tempo eu tenho notado que apareceram umas manchinhas brancas ao longo das minhas unhas e, como eu amo as minhas lindas e longas unhas, fiquei preocupada.
Li diversos artigos que encontrei na internet, com as mais diversas opiniões, casos, etc. E, como eu tenho alergia a corantes artificiais, fiquei super nervosa achando que eu poderia ter alguma reação alérgica nas unhas devido ao uso de esmaltes. Meu deus, seria o fim na minha vida, hehe. Bom, liguei para o dermatologista, que me disse que isso não seria uma reação alérgica e sim, pasmem gurias!, uma reação provocada por tirar as cutículas, e, com o alicate, traumatizar a base das unhas, por isso as manchinhas brancas. Estas machas, como são traumas, vieram crescendo junto com as unhas e ficando cada vez mais branquinhas.
Todas sabemos que as cutículas são a proteção da unha. Lembro de quando eu ainda roía todas as minhas unhas, há um tempo atrás, que a minha mãe dizia e repetia isso. Pois bem, como a gente nunca escuta as mães mesmo, também não escutei a minha, e, como sou compulsiva por esmaltes e não passo mais que dois dias com o mesmo esmalte, começou a acontecer isso de tanto fazer as unhas e ir retirando as cutículas, nãopor precisar tanto, e sim, por mais puro perfeccionismo. :/
Então, hoje eu decidi que não vou mais retirar as minhas cutículas. Sim, isso mesmo, vou abolir, a partir de hoje, o alicate das minhas mãozinhas. Aprendi com a dermatologista que, cutículas quanto mais são retiradas, mais grossas e maiores nascem depois, e assim, nós acostumamos as nossas cutículas a nascerem assim. E é um ciclo, é uma roda gigante, bola de neve e eu já aprendi. Sei que vai ser uma coisa complicada, mas eu vou ir contando a minha experiência para vocês.
Para não precisar retirar as cutículas e elas acostumarem a nascer cada vez menores e tornarem-se imperceptíveis, o segredo é a HIDRATAÇÃO. Constante, sempre, a qualquer hora do dia, a qualquer segundo, com cremes especificos para as cutículas, mãos e pés. Eu já havia feito um post sobre a hidratação e saúde das unhas. Se elas forem bastante hidratadas, não vão soltar, não vão ficar aquelas "pelezinhas" que se soltam e fazem as unhas ficarem horríveis.
Enquanto eu não consigo acostumar as minhas cutículas, vou continuar hidratando-as e utilizando a espátula, para desgrudá-las e, claro, vou ter que continuar retirando o excesso delas e peles soltinhas, pra que elas não fiquem machucando as pontas dos dedos. Mas, não vou retirá-las todas, como eu fazia, desde o começo delas, apenas o excesso. Ai que dificuldaaaaaaaade!
A título ilustrativo, porque eu ainda não consegui comprar produtos internacionais para as unhas (mas prometo que farei logo, logo!), tem uns produtinhos, como o Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen, que praticamente "dissolve" as cutículas. Pelo que li em mil e um blogs pela net, pode ser substituído sem problemas e prejuízos pelos amolecedores de cutículas das marcas nacionais, como o da Risqué. Só passar um pouquinho, esperar uns minutinhos e logo depois empurrar as cutículas e retirar o excesso (ai, o EXCESSO!). Eu gosto mais dos cremes amolecedores de cutículas, que eu já vinha utilizando junto com alguns óleos essenciais, até porque estou fazendo um post especial sobre as luvas higiênicas (aguardem!), meu novo achado (prático!) no mundinho das unhas. Eu sei, pode ser meio "velho" para umas e outras por ai, mas eu nunca tinha visto alguém aqui em Porto Alegre comentar sobre estas belezinhas.
Enfim, é o meu apelo e minha experiência mais dificil até hoje: deixar o alicate de lado! Sim, abolir o alicate, ou melhor, tentar não precisar mais nem retirar os excessos. E gurias, please, sigam isto.. Porque a foto abaixo é HORRENDA e dá medo, imaginem as unhas de vocês assim:
Sem comentários:
Enviar um comentário